Informações e dicas!
- O que fazer após uma extração?! saiba mais
-
Quando ocorre a perda de um elemento dental, é de extrema importância que seja feita a reposição dentária, seja por meio de implante ou prótese dentária para que não traga prejuízos não só na estética mas principalmente na função mastigatória do paciente. A não reposição pode causar problemas nos demais dentes que ficarão sobrecarregados, no estômago (pelo prejuízo na mastigação), na musculatura da face (que pode ficar tensa podendo desencadear apertamento e bruxismo), na articulação mandibular, na autoestima e vida social do paciente.
O que pode acontecer quando se perde um dente?
- Migrações dentais: Com a falta de um elemento, os dentes laterais se inclinam e o opositor continua o processo de crescimento até encontrar com quem ele deve encaixar para mastigar.
- Periodontite: Sem um dente para completar o seu sorriso as chances de ter periodontite aumentam nos dentes laterais pois esses podem alterar a posição e dificultar a higiene
- Colapso oclusal: Neste caso, os dentes mudam de posição e passam a articular entre si de maneira errada.
- Danos na ATM: Um mordida errada pela ausência de um dente, pode gerar problemas na articulação temporomandibular como estalos e dores de cabeça.
- Afeta a autoestima: Pessoas que perdem um ou mais dentes possuem baixa autoestima, tem mais dificuldades de se relacionar e tem insegurança ao sorrir e já foi comprovado que sorrir faz muito bem a saúde.
- Perda de estrutura óssea no local do dente perdido: após algum tempo da remoção de um dente, ocorre uma perda da estrutura óssea daquele local, que prejudicará uma futura reabilitação com prótese e pode até impossibilitar a reabilitação com implante.
- Invisalign © saiba mais
-
Os alinhadores são alternativas para corrigir problemas de mordida e dentes mal posicionados. A Invisalign possui o alinhador mais avançado do mundo, que transforma sorrisos através de pesquisas inovadoras, oferece um tratamento altamente estético, confortável e rápido. Uma marca que oferece um respaldo de 20 anos de pesquisa, mais de 900 patentes, a maior operação de impressão 3D do mundo e dados de 7 milhões de sorrisos.
- Damon System saiba mais
-
O sistema Damon é um aparelho avançado, desenhado e aperfeiçoado de arco reto que ajuda os profissionais a harmonizar a biologia com as mecânicas de tratamento utilizando forças mais suaves para conseguir resultados excepcionais de forma simples.
Esse sistema também elimina a necessidade de utilizar a mecânica tradicional que pode requerer extrações de forma mais frequente. O sistema Damon utiliza menores forças de ligado, reduzindo ao mínimo a fricção. Desta forma as modalidades de tratamento mais eficientes são facilitadas e em consequência poderá proporcionar um tratamento rápido e confortável.
Com os brackets tradicionais os ortodontistas têm frequentemente que tracionar os dentes apinhados para abrir espaço. O sistema Damon utiliza forças biológicas que aproveitam os processos adaptativos do corpo para criar espaço de forma natural. Na maioria dos casos, os doutores que utilizam o sistema Damon podem fazer tratamentos sem extrações.
Com o tratamento tradicional, criar espaço e desenvolver as arcadas pode requerer que o paciente leve aparelhos extraorais incómodos e expansores palatinos dolorosos. No entanto, uma série de estudo tomográficos recentes demonstrou que a utilização de forças ligeiras e constantes do sistema Damon estimula um processo adaptativo natural que alarga as arcadas criando espaço e um sorriso pleno e bonito
Vantagens do sistema Damon
- - Resultados extraordinários em sorrisos e faces.
- - Até 7 meses de redução do tempo de tratamento, com um menor número de consultas.
- - Na maioria dos casos sem necessidade de aparelhos extraorais nem extrações dentárias.
- - Melhoria significativa na qualidade dos resultados. Por trabalhar com fios de alta tecnologia, o sistema Damon consegue realizar movimentos que o aparelho convencional não consegue.
- - Melhoria importante no conforto do paciente. O sistema trabalha com forças leves e biológicas, não causando dor ao paciente na movimentação dos dentes.
- - Fácil de manter limpo. O sistema não apresenta as ligaduras de borrachas (borrachinhas coloridas) que dificultam a higiene pois acumulam placa bacteriana que gera sangramento gengival
- Gengiva sangrando? saiba mais
-
Sua gengiva sangra com facilidade? Pode ser gengivite. A gengivite é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de tártaro. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou até ao morder algum alimento. Se não tratada, pode evoluir para PERIODONTITE. O tratamento é realizado pelo cirurgião dentista e consiste, na maioria das vezes, em remoção do tártaro além de mudanças nos hábitos de higiene. Agende sua consulta e tire todas as dúvidas.
- Periodontite saiba mais
-
Periodontite é a inflamação e infecção bacteriana dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A periodontite é uma doença comum, porém perfeitamente possível de ser prevenida. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave. Uma vez detectada, a periodontite é irreversível e pode levar à perda permanente de dentes. Visite regularmente um dentista para prevenir esse e outros problemas bucais.
- Cárie saiba mais
-
Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
Além de ser um problema estético, prejudicando a auto estima e diminuindo a socialização, a cárie também lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Faz também com que o indivíduo mastigue menos, prejudicando a digestão. Se não tratada, vai evoluindo internamente podendo afetar o nervo do dente, necessitando de tratamento de canal ou até a perda do dente. Visitas regulares ao dentista, uma dieta saudável e uma boa higiene, são a melhor forma de prevenção.
- Tratamento de canal saiba mais
-
O tratamento do canal ou tratamento endodôntico, é necessário quando uma fratura ou lesão de cárie significativa danifica a polpa (nervo) do dente. A raiz fica infectada ou inflamada. Além desse problema ser, na maioria das vezes, extremamente doloroso, a infecção não tratada poderá entrar na corrente sanguínea e se disseminar pelo corpo causando endocardite bacteriana (acúmulo de bactérias na parte interna do coração, que pode ser fatal.
O tratamento é feito com a retirada da polpa infectada, a região deve ser desinfectada, preparada e depois preenchida com material adequado. Um dos maiores medos dos pacientes é ter que realizar esse procedimento, por acreditar se tratar de um procedimento dolorido. Existe esse mito, pois a infecção que causa a necessidade de tratamento de canal ela gera dor, essa dor é ocasionada pela infecção do dente e, quanto mais tempo o paciente demorar na busca do tratamento, maior poderá ser a dor. O procedimento em si, é feito sob anestesia, então após o paciente estar anestesiado, o tratamento é indolor.
- Bruxismo e Apertamento saiba mais
-
''Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM)'' - Drauzio Varela
As consequências do bruxismo são:
- ► Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
- ► Quebra dos dentes e próteses;
- ► Sensibilidade dentinária;
- ► Dor e mobilidade dos dentes;
- ► Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
- ► Dor de cabeça;
- ► Fadiga facial geral;
- ► Dor na articulação temporomandibular
Caso apresente algum desses sintomas, agende uma consulta.
- Higiene dental saiba mais
-
Aprender como escovar os dentes de forma apropriada é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis. Um correta higiene ajuda a minimizar o risco de cáries dentais e doença das gengivas, as maiores causas de perda dental. O seu dentista vai indicar qual a melhor técnica de higiene, escova e pasta é mais indicada para seu caso, mas as dicas que vamos deixar aqui, servem para todos.
Vamos iniciar com o fio dental:
- • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva.
Creme dental: deve-se evitar cremes dentais clareadores por serem mais abrasivos. A quantidade correta de creme dental por escovação e semelhante a um grão de ervilha.
Escovação:
Devemos escolher uma escova macia com a cabeça pequena e com cerdas de tamanhos iguais. Devemos realizar a escovação no MÍNIMO 3x ao dia por 30 segundos em cada região e substituir a escova por uma nova a cada 3 meses.
- Passo 1: comece com as superfícies externas e internas, e escove-se em um ângulo de 45 graus com movimentos curtos, do largo da metade dos dentes, em contra da linha das gengivas. Certifique-se de chegar aos dentes posteriores.
- Passo 2: siga com as superfícies de mastigação. Mantenha a escova de forma plana e escove para trás e para frente, ao longo destas superfícies.
- Passo 3: quando chegar às superfícies internas dos dentes anteriores, incline a escova verticalmente e faça movimentos suaves para cima com a ponta da escova.
- Passo 4: certifique-se de escovar suavemente ao longo da linha das gengivas.
- Passo 5: escove-se a língua com um movimento de varrer de trás para frente para eliminar as partículas de alimentos e ajudar a eliminar as bactérias que ocasionam mau cheiro e refrescar o hálito (existem limpadores específicos de língua que são mais indicados que utilizar a própria escova).